Bem Vindos (as) ao nosso Blog!!!

O Blog que tira dúvidas, apresenta novidades, e informa um pouquinho mais sobre os momentos mágicos da vida das mulheres: a Gestação, o Nascimento e o Bêbe com um toque especial de uma alimentação nutritiva e saudável.


Aproveite...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Auxílio Puérpera


Saiba o que é e o que fazer durante a amamentação.

O puerpério é um período de mudanças e adaptações significativas na vida da mulher e de toda a sua família. A adaptação ao papel de mãe pode ser difícil para muitas mulheres, isso pela carência de informações das especificidades deste papel e pela dificuldade de conciliar o novo papel com os demais que também desempenha na sociedade. O objetivo do estudo foi compreender o desempenho de papel da mulher no puerpério. Cinco puérperas primíparas fizeram parte do estudo e foram esclarecidas quanto ao objetivo deste ainda na instituição até 48 horas após o parto e entrevistadas em sua residência ainda no puerpério imediato e tardio. Na instituição coletei dados do prontuário, solicitei que a puérpera assinasse o termo de consentimento e agendei a visita domiciliária. No domicílio utilizei a observação participante, entrevista informal, diário da mamãe e entrevista semi-estruturada. Após a coleta de dados, as falas foram organizadas e interpretadas, a partir dos pressupostos teóricos da Teoria de Papéis, proposta por Moreno. Emergiram cinco categorias a partir dos dados coletados, sendo quatro categorias empíricas e uma analítica. As categorias empíricas foram: Desempenho do papel de mãe: alegria de ser mãe; Desempenho do papel de mãe: medo e culpa; Desempenho do papel de mãe: mudanças no cotidiano, Desempenho do papel de mãe: colaboração de pessoas significativas e por último, a categoria analítica Conflito de papéis. Compreendi que o Papel de mãe por ser um papel importante e que exige muito da mulher, influencia de maneira significativa no cotidiano desta. As mulheres primíparas têm dificuldade de adaptar-se a esse novo papel em suas vidas, podendo muitas vezes culminar em conflito de papéis. Isso pode ser evitado caso haja a presença de uma rede social de apoio. Destacam-se o apoio da família, amigos, profissionais e outros. Sugerem-se idéias para atuação do enfermeiro no auxílio à adaptação do papel de mãe, bem como na prevenção de conflitos de papéis.
Referências Bibliográficas:


SANTOS, Lucas Cardoso et. al.Contribuições da enfermagem para o sucesso do aleitamento materno na adolescência: revisão integrativa da literatura - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i4.9708

TREVISAN Marcielli Lilian, Alzira Maria Baptista Lewgoy.Atuação interdisciplinar em grupo de puérperas: percepção das mulheres e seus familiares. Textos & Contextos Vol. 8, No 2 (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário